ESCRITA

LIVROS & BLOG

 

Barulhista já sabe que palavra é som e que som tem cores, formas e autonomia. Essa percepção basta para começar a se pensar no texto de forma única e original.

Revolve e sulca, 'busca leveza em bigornas', 'tenta a simplicidade com trombetas', e reafirma em prática harmoniosa uma consonância muitas vezes insuspeitada entre o contador de histórias e o compositor de trilhas sonoras.

(Marcelo Sahea - poeta)

Publicou de maneira independente: ACOMPANHO NADA (Zine / 2019 / em estoque) • ROÇA (Livro / 2013 / esgotado) • DIÁRIO DE UMA TARDE (Zine / 2007 / esgotado) • PESSOAS NUNCA ESTIVERAM PRÓXIMAS (Zine / 2003 / esgotado) • TOSCO MONDO (Zine / 2003 / esgotado),  

Mantém o blog CURVEX NO TERCEIRO OLHO, mesmo nome do romance que está escrevendo desde 2014.

 

EITA! NOISE

YOUTUBE

Programa publicado no youtube que trata de músicas diferentes da que estão na grande mídia.

Além apresentar artistas, preferencialmente brasileiros, que tratam a música com cuidados fora do padrão estabelecido comercialmente. Não há uma periodicidade de lançamento de videos e não há um padrão de formato do programa.

É um modo de divulgar, de um jeito meio zine, as coisas que escuto e que me movimentam. Existe uma infinidade de artistas incríveis esperando seu ouvido dar uma chance à eles. O Eita! Noise é só uma gota no oceano tentando fazer isso acontecer.

ROQUE SANTEIRO

DJING & NOVELAS

Barulhista cresceu em Belo Horizonte no mesmo bairro que Nedu Lopes, um dos maiores nomes mundiais como DJ em composição e performance.

No início de 2016 começou a criar remixes de temas das novelas televisivas e clássicos do Clube da Esquina. Começou a se apresentar no Zona Last e no Espaço 171 em Belo Horizonte.

 

Tendo a maioria do repertório com músicas de novela escolheu o título de uma delas para seu nome de DJ. 

Sob a alcunha de Roque Santeiro, Barulhista já se apresentou em grandes festivais e mostras de cinema do Brasil.

COM OS PÉS UM POUCO

ACIMA DO CHÃO

Se trata de um projeto de composição de trilha sonora para a prática de skate.

 

O nome do projeto vem deste um trecho do livro do compositor americano John Cage:

Numa conferência sobre Zen Budismo no inverno passado, o dr. Suzuki disse: Antes de estudar Zen, homens são homens e montanhas e montanhas. Enquanto se estuda Zen as coisas se tornam confusas: não se sabe exatamente o que é o que e qual é qual.

Depois de estudar Zen, homens são homens e montanhas são montanhas.

Depois da conferência foi feita a pergunta:

Dr. Suzuki, qual é a diferença entre homens e montanhas antes e depois de estudar Zen?

Suzuki respondeu:

A mesma coisa , só um pouco como se você tivesse os pés um tanto fora do chão.

(CAGE, 1982, pags 95 e 96)

 

Mais ou menos o que acontece quando andamos de skate.

MEIRA

FORRÓ

É quase impossível prever o próximo passo de Barulhista, um dos artistas mais inventivos da cena experimental mineira.

 

O multi-instrumentista que participa de uma série de projetos, traz agora (em 2012) o MEIRA, um projeto solo de forró eletrônico.
 

Deixou ótima impressão ao se apresentar uma de suas músicas na Casa do Mancha em SP. No palco, ele assume o comando de sintetizadores, controladores e percussão.

 

O músico conhecido pelo seu estilo Música para dançar sentado, em Meira não deixa ninguém parado.

LISE + BARULHISTA

O GABINETE DO DR. CALIGARI

Da união entre os projetos Lise e Barulhista origina-se performances musicais eletroacústicas baseadas em criações autorais colaborativas dos artistas Daniel Nunes e Barulhista.

 

São composições que partem de pesquisas de novas tecnologias de produções sonoras em diálogo com instrumentos tradicionais acústicos, paisagens sonoras e manifestações regionais/folclóricas para criações de trilhas sonoras ao vivo.

A performance se constitui da execução ao vivo da trilha sonora especial desenvolvida por Lise + Barulhista para o clássico expressionista mudo O Gabinete do Dr. Caligari.